Aconteceu neste sábado (17), no Aeroporto de Vitória, um Exercício Simulado de Ameaça de Bomba, também conhecido como ESAB, coordenado pela Polícia Federal. A atividade de rotina visa preparar os aeroportos de todo o país para ameaças desse nível e é um dos exercícios regulares periódicos, conforme exigência da ANAC - Agência Nacional da Aviação Civil.
O exercício, considerado de grande escala, aconteceu com o envolvimento de organizações públicas de segurança, navegação aérea, serviço público de emergência, além da administração aeroportuária e durou cerca de 4h. Ao todo, cerca de 70 pessoas entre colaboradores e convidados participaram da ação para que a simulação fosse na maior proximidade possível de uma situação real.
O simulado tem por objetivo assegurar a conformidade dos recursos, processos e tempo de resposta das organizações envolvidas, em uma das operações mais seguras do setor de transporte.
Em função da inauguração do novo terminal de passageiros, seguido da pandemia de COVID, o ESAB ainda não havia sido realizado nas novas instalações. Com a suspensão das restrições sanitárias, a Superintendência da PF no Espírito Santo retomou os estudos para a viabilização do ensaio.
O time do Aeroporto de Vitória, além do simulado, conduziu um exercício teórico de mesa, antecipando-se à nova regra da legislação que prevê a ação a partir do próximo ano.